Virilha de Platina

O material exposto é para consumo no estabelecimento.

2006-01-05

Mitos Urbanos

Quem cresceu nesse micro-cosmos de nome “Monte Abraão”, terá certamente na memória algumas personagens dignas de histórias do género do senhor dos anéis… Fica aqui a minha visão (que poderá ser falsa) de duas que ainda hoje ocupam parte do meu coração: a “Ana Banana” e o “Barão”

A “Ana Banana”, numa época em que eu abandonava gradualmente os legos e tentava dedicar-me às mulheres (sem qualquer êxito), era uma moçoila que habitava algures no bairro da caixa e costumava passar, com alguma frequência pela minha rua. Cabelos encaracolados e a cara cheia de sardas. Até aqui nada de especial.

Até que um dia alguém se saiu com o seguinte discurso: “sabes quem é aquela? É a Ana Banana. F*** por 100 escudos (a moeda da época, para os mais novos)!!! Dizem que tem um mealheiro cheio de moedas!!!!”

E pronto. A pobre rapariga ficou imediatamente catalogada!!! Pior que isso, ainda que o dinheiro tenha desvalorizado muito, 100 escudos era uma quantia a que ainda se conseguia deitar a mão, e assim ansiava pelo dia em que me fosse proposto uma ida ao “banco”. Imaginava-a com um frasco de doce cheio de moedas, conquistadas com o fruto do seu trabalho… Nunca mais a vi… Mas a fama será sempre dela!

O Barão era daquelas pessoas a quem as nossas mães aconselhavam distância! Com mais que 30 anos, vivia numa barraca, em frente à da mãe, usava o mesmo casaco seboso durante 365 dias por ano, barba e bigode por fazer, chapéu à caçador e costumava rondar a escola. Acho que não vendia doces a criancinhas, mas provavelmente não por falta de vontade... Costumava andar com uma mochila cheia de tralha e era visto com alguma regularidade entre Queluz e Lisboa. Há mesmo quem o tenha visto a passar por cego ali por terras do Rossio.

Percursor do “choque tecnológico”, tinha um telefone que ligava a sua habitação à da sua mãe!!

Numa tarde qualquer vem a descer o monte com as mãos completamente entrapadas. “Explodiu-me a barraca… Fiquei com as mãos assim a tentar tirar de lá a minha mãe! Foi uma bilha de gás…”

Talvez graças a ele exista a expressão “Até a Barraca Abana”!

12 Comments:

At 6/1/06 09:50, Blogger El Gringo said...

Acrescento o facto de que a barraca lhe ardeu, porque ao cozinhar no seu butagás, iniciou um pequeno fogo...o qual foi tentar apagar com um cobertor que também se incendiou.

 
At 6/1/06 09:56, Anonymous Anónimo said...

Ai os imortais... os imortais!!!

 
At 6/1/06 12:40, Anonymous Anónimo said...

e eu a pensar que ias falar do chacal a pedir guito com as proteses à mostra na estação de queluz, para depois ir ao bairro da caixa buscar burro...

 
At 6/1/06 12:57, Anonymous Anónimo said...

Pois bem, eu "conheci" o Albino Sardão! Na sua bicicleta rondava o largo da então aldeia da Guia (agora Vila da Guia) no distrito de Pombal, apertando a sua buzina e gritando: "Pi!Pi! Albino Sardão! Pi! Pi!".

 
At 6/1/06 13:08, Blogger conana said...

Mais um bocadinho e estavamos perante uma reprise do feios, porcos e maus ...

 
At 6/1/06 14:02, Blogger Plasma said...

Também pensei no carocho da estação... Parecia uma tartaruga leprosa a pedir carinho (guito), e depois chamava putas às senhoras de idade que não lhe davam nenhum!!! Sim, eu vi isto!!

Ao mesmo tempo, assim que chegava a Campolide, nem o Ben Johnson o agarrava.

Ele não devia ter a perna partida, mas sim liquefeita, tais foram os naos que passou com a porcaria dos ferros na perna (terá sido a pedido?).

 
At 6/1/06 14:44, Anonymous Anónimo said...

Lá prós meus lados, que me lembre, a figura mais caricata era o Zé das Putas! Um velho carrancudo, com uns óculos “fundo de garrafa”. Todo o dinheiro que tinha era gasto em putas e vinho…

 
At 6/1/06 16:46, Blogger último! said...

Então Plasma, falar do Monte Abraão sem falar da mítica figura Manél Bagaçito! Rapaz simpático que ficou catalogado com essa alcunha, porque não consegue sair da cama sem levar o coice de um pénalti logo de alvorada.
E o Jardas, o terror da bicharada que felizmente passa mais tempo lá dentro do que cá fora.
E o Henrique que sofre do mesmo mal do Manél, também é mítico, sempre que está com ela (ou seja todos os dias) acusa quem se aproxima de ser um “trinca espinhas mete nojo”!

 
At 9/1/06 09:42, Blogger QZ said...

COMING SOON.... Jardas(a Besta) Henrique(o trinca-espinhas) Manél Bagaço(comó'aço), Chacal(o desmontável),juvé(o micoses)e Milton (o Cantor)...eles são os XIS-MANÚS!!!LOOLLLLLLLLLL

 
At 9/1/06 13:20, Blogger último! said...

eheheheh boa QZ, grandes aventuras

 
At 9/1/06 15:09, Blogger Margarida Batista said...

Muito boa a recordação do Manel Bagacinho, de longe o personagem mais queriducho... quem não se lembra da sua mítica frase: "Somos, existimos e fazemos falta!!" ? heheheh

 
At 13/4/08 20:07, Anonymous Anónimo said...

vivi 33 anos no bairro da caixa conheco pessoalmente todas as pessoas de quem falas quanto a ana não achas que passado e passado? sera que nao tens telhados de vidro? cresce.

 

Enviar um comentário

<< Home